sábado, 25 de agosto de 2012

BIOGRAFIA


                                                                                                                                                                                    Nilson Ferreira                        





Biografia
Livros:

Poemas do meu canto - 1994

Fragmentos Líricos - 1995

         
                                                                               
                                        Nilson Antonio Ferreira da Cruz, nasceu na cidade de Denise no Estado do Mato Grosso no ano de 1969. Viveu parte da infância numa vila chamada Assari, (lugar onde guarda o seu coração) município de Barra do Bugres. Desde muito cedo se interessou pelos livros, passando quase todo o tempo livre lendo alguma coisa. Quando criança tinha um sonho: Conhecer o local onde se fazia livros. Ainda no Mato Grosso cursou até a 6ª série. No ano de 1984 veio para Rondônia e passou a morar em um sítio. Ao mudar-se para a cidade de Colorado D'oeste (1985), ingressou-se numa gráfica, profissão essa que exerceu por vinte anos. No ano de 1986 veio morar em Vilhena, cidade a qual vive até os dias de hoje. Como gráfico, realizou o seu sonho, aprendeu a confeccionar livros.                
Começou a escrever no ano de 1988 depois da separação dos seus pais. A poesia se tornou um ato de desabafo. Ainda sem concluir os estudos, no ano de 1991 foi levado por uma professora que cursava letras na Universidade Federal de Rondônia - Campus - Vilhena, a participar das aulas ministradas pelo professor Rocha, onde aprendeu conceitos de poesia. Essa mesma professora, Marlene Silveira, foi também responsável pela música na vida do poeta. Ela se tornou a pessoa mais importante na vida do escritor, pois, além de atuar como professora, foi uma  grande psicóloga e às vezes fazia o papel de mãe devido os conflitos emocionais do poeta.  
     
               No ano de 1992 surgiu outro professor, Anísio Ruas o qual se tornou um amigo e incentivador. Com ajuda de Professores e uma participação direta da professora universitária Merli Profeta, o poeta publicou o seu primeiro livro de poesias no ano de 1994 - Poemas do meu Canto. Uma parceria com a Prefeitura Municipal  na Gestão do Prefeito Ademar Marcol, grande incentivador da arte vilhenense, que no ano seguinte, ajudou na publicação do segundo livro do poeta, Fragmentos Líricos - 1995. Casou-se em 1998 com Lori Bohringer da Cruz. Não tem filhos. Nilson Ferreira é evangélico. Concluiu o 2º grau através do supletivo e está no quarto período do curso de Letras na Universidade Federal de Rondônia - Campus - Vilhena Rondônia. Atualmente Nilson é professor particular de música e trabalha como Monitor no programa Mais Educação. O poeta concluiu um novo livro de poesia, mas espera publicar depois que tiver o seu romance publicado. Foi membro da AVL - Academia Vilhenense de Letras - por dois anos. O poeta escritor está aguardando a avaliação do seu romance por uma editora do Rio de Janeiro. Pretende investir na literatura e atuar como professor de língua portuguesa.

  


SABER 

Sabe-se bem
Que o teu olhar
Vem me instruir
Me dominar
A sua beleza me cai bem
O seu olhar também
Sabe-se bem
Que me convém
O teu olhar
Me olhar.