Biografia

                                                                                                                                                                          Nill Cruz 


                      








Livros: Poesias



Poemas do meu canto - 1994

Fragmentos Líricos - 1995









Prosa:

Título - Depois de ontem, um novo amanhecer
Gênero - romance - 
Editora - Multifoco - RJ. 
Ano - 2013.







Titulo - Para ler enquanto espera 
Genero - contos e crônicas
Ano - 2014- 
Editora - Multifoco-RJ. 
























         
                       
                                                       
                                       Nilson Antonio Ferreira da Cruz, nasceu na cidade de Denise no Estado do Mato Grosso no ano de 1969. Viveu parte da infância na vila Assari, (lugar onde guarda o seu coração) município de Barra do Bugres. Desde muito cedo se interessou pelos livros, passando quase todo o tempo livre lendo. Quando criança tinha um sonho: Conhecer o local onde se fazia livros. Ainda no Mato Grosso cursou até a 6ª série. No ano de 1984 veio para Rondônia e passou a morar em um sítio. Ao mudar-se para a cidade de Colorado D'oeste (1985), ingressou-se numa gráfica, profissão essa que exerceu por vinte anos. No ano de 1986 veio morar em Vilhena, cidade a qual vive até os dias de hoje. Como gráfico, realizou o seu sonho, aprendeu a confeccionar livros.            
Começou a escrever com mais intensidade no ano de 1988, depois da separação dos seus pais. A poesia se tornou um ato de desabafo. Ainda sem concluir os estudos, no ano de 1991 foi levado por uma professora que cursava letras na Universidade Federal de Rondônia - Campus - Vilhena, a participar das aulas ministradas pelo professor Rocha, onde aprendeu conceitos de poesia. Essa mesma professora, Marlene Silveira, foi também responsável pela música na vida do poeta. Ela se tornou a pessoa mais importante na vida do escritor, pois, além de atuar como professora, foi uma  grande psicóloga e às vezes fazia o papel de mãe devido os conflitos emocionais do poeta.  
   
               No ano de 1992 com ajuda de professores e uma participação direta da professora universitária Merli Profeta, recebeu aulas de literatura. O poeta publicou o seu primeiro livro de poesias no ano de 1994 - Poemas do meu Canto. Uma parceria com a Prefeitura Municipal  na Gestão do Prefeito Ademar Marcol, grande incentivador da arte vilhenense, que no ano seguinte, ajudou na publicação do segundo livro do poeta, Fragmentos Líricos - 1995. Casou-se em 1998 com Lori Bohringer da Cruz. Não tem filhos. Nilson Ferreira é evangélico. Concluiu o 2º grau através do supletivo e concluiu o curso de Letras na Universidade Federal de Rondônia - Campus - Vilhena Rondônia. Atualmente Nilson é professor particular de música e trabalha como Monitor no programa Mais Educação. O poeta concluiu um novo livro de poesia, mas espera publicar em breve. Foi membro da AVL - Academia Vilhenense de Letras - por dois anos. O poeta  Pretende investir na literatura e atuar como professor de língua portuguesa. Seus dois livros atuais, um romance e outro de crônicas e contos.




LETRANDO A ARTE - PROJETO LITERÁRIO

Lançado no dia 06/ 10 / 2016 foi concluído o projeto com a publicação do livro POESIAS ALÉM DA SALA























http://www.extraderondonia.com.br/2016/10/07/em-noite-de-gala-alunas-de-escola-municipal-lancam-livro-de-poesia-veja-fotos/


  


SABER 

Sabe-se bem
Que o teu olhar
Vem me instruir
Me dominar
A sua beleza me cai bem
O seu olhar também
Sabe-se bem
Que me convém
O teu olhar
Me olhar.









                                          
 
Foto nos tempos da AVL- Academia vilhenense de letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário