sábado, 31 de agosto de 2019

UMA IDEIA VINDA DOS PÉS

                                                                                 



        Faltavam alguns minutos para o Avião pousar e a sala de espera foi se aglomerando. Preciso dizer que, por ter uma estatura com pouca dimensão vertical, não fiz como os outros: observar a pista pelo vidro à espera da descida da aeronave. Como sabia que o meu amigo passaria pelo portão de desembarque e viria até mim, sentei-me. Um baixinho sentado onde a maioria está de pé, se limita ao movimento “Cara-Crachá” ou, enfiar a cara no celular e ficar ali “hibernando”.

        Num desses momentos em que desviamos os olhos do Iphone para que o cérebro respire outras novidades, notei algo incomum, para não dizer exótico: um casal de pés. Membros inferiores masculinos, contrariando a lógica da beleza dos membros inferiores femininos. Os pés masculinos tinham nos dedões enormes pelos negros, com unhas que iam além da carne. Chinelos amarelos em pés demasiados brancos destacavam ainda mais aqueles fios mal-ajambrados, incentivando-me a pensar que, a natureza, fez brotar naqueles dedões a cabeleira do Chico Cesar. As unhas apresentavam uma cor escura, curvada, semelhante à lua minguante, era como se armazenasse por baixo algum tipo de fertilizante.

Não precisei de imediato levantar a cabeça para observar os rostos pertencentes aqueles membros. Atentei-me aos contrastes. Um pouquinho para a direita, leveza, candura, poesia. Um movimento à esquerda, crueza, rusticidade, descuido. Um desprimor.  Os pés rosados da moça beiravam a perfeição. Cabiam delicadamente nas rasteirinhas. As unhas decoradas despertavam a candura de dedos que, de tão perfeitos, deveriam ser proibidos de pisarem no chão.

        Bem próximo a mim, o casal dono dos pés, beijavam-se e abraçavam-se constantemente como se faz no início das relações conjugais. O homem tinha boa feição e era do tipo que frequentava academia.  Pergunto-me se nas redes sociais, ao invés dos rostos, postássemos a foto dos pés. Quem se interessaria? As partes do corpo são capazes de provocarem uma atração, mas nunca ouvi dizer que alguém já se apaixonou por uma unha, por dedões com pelos armados necessitando uma boa escovada, ou por calcanhares semelhantes à terra seca no sertão nordestino.  O fato levou-me a conferir outros pés ao redor. Os que usavam sapatos escondiam suas anormalidades? Curvas delineadas? Fica aqui um mistério.

Com outros pés femininos comparei os membros da jovem. Não havia ali pés tão formosos. Diante dos pés impolidos e grotescos do moço, chegava a ser cruel com os olhos a beleza dos pés da moça. Quando o avião pousou, o casal aproximou-se do portão de desembarque. Observei seus rostos. A moça tinha feições horrenda e o rapaz um rosto-de-revista. Penso que no primeiro encontro, o encanto dela se deu do tórax para o rosto do rapaz. Ele, enfeitiçado com os magníficos quadris, apaixonou-se pelos pés da moça.         


*